6 Dicas para se dar BEM em qualquer PROVA


Não adianta confiar na sorte para concursos públicos, exames de admissão ao ensino médio ou superior, a preparação precisa ser mais estratégica, com base em métodos adequados de modo a garantir a fixação e acelerar o processo de aprendizagem.
guia-de-estudo-para-OAB-Dicas.jpgAlguns estudiosos, acreditam que é possível estudar sem aplicar nenhuma metodologia – mas só gastará muito mais tempo do que quem aprende com o auxílio de alguma técnica. Sem perceber, experimentamos e consolidamos nossas próprias tácitas, mas é sempre bom conhecer e testar alguns métodos já comprovados tecnicamente. Adoptar procedimentos de estudo de forma consciente é essencial para garantir a melhor administração do tempo. Certas estratégias tornarão o seu trabalho mais rápido e, portanto, menos pesado e cansativo.
A seguir algumas dicas de como organizar os seus estudos:

1. Mapa mental
Um diagrama composto por palavras, ícones… cuja principal vantagem é a criação de criar uma ordem lógica entre as informações, com destaque para interconexões e relações de hierarquia.
Não é um método para fixar a disciplina, mas sim visualizá-la de forma sistemática, isto é, compreender como os conceitos se distribuem dentro do campo de conhecimento em causa.

2. Resumo
Ler atentamente o livro-texto é um passo obrigatório em qualquer preparação, mas o estudo não pode terminar por aí. Também é fundamental reorganizar as informações lidas com as suas próprias palavras. Uma forma de fazer isso é elaborar resumos, isto é, reescrever em suas próprias palavras o conteúdo estudado.

3. Construção de tabelas
É uma boa opção para fixar conteúdos que têm uma determinada sistematização bastante específica por trás.Imagine que você está estudando Direito penal, por exemplo. Experimente elaborar uma tabela em que haja colunas dedicadas ao que tipifica cada crime, qual é o tamanho da pena e qual é o prazo de resposta para cada tribunal, entre outras informações.

4. Gravações de áudio
Nem todo mundo tem facilidade para se lembrar do que viu: muita gente fixa melhor aquilo que escutou. Se esse é o seu caso, tente estudar com a ajuda de um celular ou qualquer outro dispositivo que funcione como gravador.
Grave a sua própria exposição oral sobre o tema, como se você fosse um professor. Falar, por si só, já é uma excelente forma de se apropriar de uma ideia. Ouvir depois as suas próprias “aulas” várias vezes é melhor ainda.

5. Apresentações param o espelho
Se você vai enfrentar uma prova oral, é imprescindível simular o encontro com o júri que irá lhe avaliar. O primeiro passo é fazer isso sozinho, munido de um espelho e uma boa dose de senso crítico.
Feitos os primeiros ensaios solitários, experimente se apresentar para amigos, parentes entre outros. Esse tipo de exercício é fundamental para desenvolver a lógica do seu raciocínio e, principalmente, para estimular a sua capacidade de improviso.

6. Simulações cronometradas
Colocar os seus conhecimentos à prova é uma etapa fundamental na preparação para qualquer exame. No caso de um concurso público, por exemplo, é preciso recuperar provas de anos anteriores e resolvê-las com o cronometro ao lado.
O exame deve ser resolvido exactamente como seria na situação real. Quanto mais você se familiarizar com as condições da prova, inclusive a duração dela, maiores as suas chances de aprovação. Os simulados também são essenciais para se acostumar ao estilo das questões.

Quer poesia ou frases motivadoras??? Clica aqui e leia algumas

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem