Ao grau de aquecimente ou arrefecimento que um dado corpo esta sujeito chama-se de temperatura. Sendo a água (quer dos rios ou mar) um corpo, tambem esta sujeita a variações de temperatura, e, o presente artigo ajudará a explicar como se comporta a temperatura dos mares.
A temperatura da água do mar pode variar quer na horizontal bem como na vertical em uma coluna de água.
Distribuição Horizontal
Distribuição Horizontal
A superfície dos oceanos se aquece pela radiação solar ou pela condução de calor da atmosfera e se resfria pela radiação de retorno do calor da superfície do oceano para a atmosfera e pela condução do calor de volta à atmosfera ou pelo processo de evaporação. Dados práticos indicam que a evaporação é responsável por cerca de 55% de perda de calor pela superfície dos oceanos
Não só, a temperatura dos oceanos está relacionada com a latitude, sendo que o equador recebe mais calor por unidade de área que os pólos devido ao ângulo de incidência da radiação solar que é maior em pequenas latitudes do que em regiões polares.
Embora o equador recebe cerca do dobro da quantidade de calor que àquela recebida pelos pólos, as regiões equatoriais não tendem a se tornar mais quentes e nem os pólos mais frios, visto que o excesso de calor que as regiões equatoriais recebem é transferido para regiões polares, através da circulação atmosférica e oceânica estabelecendo o equilíbrio térmico.
Devido à presença de grande quantidade terras emersas correlação à de água, no hemisfério norte a variação sazonal da temperatura na superfície dos oceanos é maior.
Distribuição Vertical
Numa coluna de água, geralmente a temperatura diminui com o aumento da profundidade.
Na região superficial, ate cerca de 500 metros de profundidade, devido a uma transferência rápida de calor, cria-se uma camada isotérmica, em que a temperatura é igual.
A região superficial, aquela que é aquecida pelo Sol, é separada das águas frias e profundas pela termoclina principal, a qual varia entre 0.5 a 1 km de profundidade. A presença dessa camada impede a circulação vertical, praticamente isolando as águas superficiais das mais profundas.
Em todos os grandes oceanos há a termoclina, a qual ocorre em profundidades variáveis dependendo da latitude. A termoclina surge em profundidades relativamente pequenas em regiões equatoriais (baixas latitudes), aparecendo em profundidades maiores em latitudes médias (regiões tropicais) e desaparecendo totalmente em latitudes maiores, a cerca de 50°. Abaixo da termoclina, a temperatura diminui lentamente em direcção ao fundo, alcançando valores que oscilam entre 1°C a 3°C abaixo dos 4000 metros de profundidade.
Acima da latitude de 50º, a temperatura é relativamente uniforme em toda a coluna de água, por isso que a maior parte da superfície é recoberta por gelo durante o inverno (regiões polares), e, mesmo no verão, devido a pouca radiação solar, há também variação desprezível nas temperaturas do ar e da água.
Literaturas sugeridas para aprofundamento:
Schmiegelow, J. M. M.. O Planeta Azul
Lalli, C.M. & Parsons, T.R. 1995. Biological Oceanography: an Introduction. Butterworth-Heinemann Ltd., Oxford
Garrisson, T. – 1996. Fundamentos de Oceanografia, 7ª edição.
Castro, P.; Huber, M. E. – 2012. Biologia Marinha. 8ª Edição.
loading...
Tags:
Geografia