Câmbio: conceito e operações cambiais

Na nossa rubrica Curiosidades, hoje falaremos um pouco do mundo financeiro, concretamente do câmbio. Estou certo que todos nós já ouvimos falar em lugar dos termos câmbio, troca de moedas, operações cambiais ou outros, mas com certeza poucos de nós já se perguntaram o que é isso de câmbio e como funciona.

Os serviços de câmbio são indispensáveis para comprar moedas estrangeiras, enviar ou receber dinheiro de outro país. Além disso, eles também estão presentes nas negociações comerciais de muitas empresas.

Nesta óptica, hoje falaremos um pouco do conceito câmbio, tipos de câmbio e operações cambiais, vamos?!

Câmbio: conceito e operações cambiais

Antes demais importa referir que existem dois grandes enqudramentos de câmbio, as quais diferem entre pela forma de operacionalização:

1. Câmbio Financeiro

O câmbio financeiro é toda operação internacional que envolve transações internacionais intangíveis, sejam de pessoas físicas ou jurídicas.

Este é o caso investimentos no exterior, pagamentos e recebimentos internacionais, empréstimos externos e remessas para exploração de arrendamentos internacionais.

Existem duas categorias de câmbio financeiro: mercado primário e secundário. A primeira engloba pessoas que viajam, investem no exterior e também empresas que exportam ou importam. Já a segunda categoria se refere aos negócios firmados entre bancos.

2. Câmbio Comercial

O câmbio comercial é utilizado em operações de finalidades comerciais, como as remessas de valores para importação e exportação. Diferente do câmbio financeiro, trata-se de pagamentos e recebimentos de tangíveis.

Operações dessa natureza também são chamadas pelo termo dólar comercial, mesmo quando envolvem transações em outras moedas estrangeiras.

Operações cambiais

Uma operação cambial é, basicamente, uma troca de uma moeda para outra. Para viajar a outro país, por exemplo, é preciso compra moedas do país para o qual você está indo. Já na volta, você terá que comprar a moeda do seu país com a moeda de outro país. Em Moçambique, as operações cambiais são administradas a nível central pelo Banco de Moçambique, entidade também responsável pela acreditação dos operadores cambiais e fiscalização da actividade.Existem três tipos de operações cambiais:
  • Compra e venda de moedas estrangeiras.
  • Recepção, pagamentos e transferências de Moçambique para o exterior ou vice-versa.
  • Transferências financeiras postais internacionais.
Outro tipo de operação cambial é o câmbio paralelo. Mas este tipo câmbio, é um sector ilegal, sem regulamentação pelo Banco de Moçambique, apesar de ser muito comum (é possível em muitas "esquinas" das zonas urbanas pessoas realizando operações cambiais).

O que é taxa de câmbio?

A taxa de câmbio é o que irá definir o valor a ser convertido da moeda nacional para a estrangeira e vice-versa. Essa taxa é flutuante, não sendo fixada pelo governo, tendo apenas um valor médio divulgado pelo Banco Moçambique. De resto, os agentes autorizados podem negociar os valores livremente.

A operação cambial também não centraliza negociações em uma determinada instituição, como ocorre com a bolsa de valores. O câmbio é realizado de forma eletrônica, diretamente entre as partes e com o intermédio de instituições financeiras autorizadas.

O mercado de câmbio fica disponível 24 horas por dia, durante cinco dias e meio da semana, no mundo todo. Assim, a oscilação cambial entre um país e outro é bastante grande.





Bildo Vilanculos

Descrever o mundo usando o coração, rabiscando a sua beleza com a alma e de olhos fechados.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem